15.12.10

YSL-Pierre Berge L´AMOUR FOU


O documentário começa com o emocionado discurso de despedida de Yves Saint Laurent. E depois somos apresentados pelo próprio Pierre Berge às casas e à história de vida do casal. Sob o olhar sensível de Pierre, conhecemos a história de Yves por outro ângulo e percebemos o pragmatismo que se escondia por trás da genialidade, uma união no amor e no trabalho. Destaque para as casas dos dois que são um espetáculo à parte, forradas de bom gosto e obras de arte dignas de qualquer grande museu do mundo. Somos convidados a acompanhar o famoso leilão da Christie´s idealizado por Berge que reuniu as obras de arte acumuladas pelo casal e que teve a renda revertida para o combate à AIDS. Para Berge, com a morte de Yves, a coleção de arte perdia todo o sentido. É um filme, acima de tudo, para quem gosta do belo e de lindas histórias de amor. Em cartaz no Frei Caneca, aproveitem!





YSL em Marrocos.




Jardins de Majorelle, na casa de Marrakech.

 



O famoso quadro de Mondrian que Yves transformou no icônico vestido.

 


 

Detalhe da escrivaninha de Yves.


 


O retrato de Don Luis Maria de Cistué de Goya (1791) foi doado ao Museu do Louvre e está circundado por um par de cadeiras com banqueta Art Deco (1925). O quadro da parede é um Giorgio de Chirico (1917-18).
 



A sala principal do apartamento de Paris.



 

O retrato da Condessa de Larue de Ingrés (1812) está no salão principal do apartamento de Paris com um dos dois bancos de madeira de palmeira laca vermelha de Gustave Miklos.




Biblioteca.


 

 A delicadeza dos detalhes da decoração. Sobre a escrivaninha, os famosos óculos de aros grossos e três Y´s feitos em coral e madeira. 





Matisse por todos os lados.


 






















2 comentários: